Tralha de Pesca

Rancho serra do cachimbo

Como funciona

O trairão é peixe agressivo, muito forte e capaz de atingir um metro de comprimento e cerca de 15 kg.

Essa é uma espécie que não aceita provocações e ataca de maneira explosiva uma grande variedade de iscas artificiais. 

 

Pesca de arremesso

Varas: o ideal é utilizar as indicadas para linhas de 20 ou 25 lb, de 5’8″ até 6’6” de comprimento. 

Para a maioria dos plugs você pode optar pelos caniços de 20 lb. Agora, para a pescaria com as iscas softs e outros modelos como spinnerbait ou chatterbait, um modelo mais longo e reforçado (de 25 lb) tende a funcionar melhor. A vara mais comprida ajuda a fisgar o peixe, devido ao seu poder de alavanca.  

Para maior comodidade e economia, uma excelente alternativa são as varas de quatro partes com as características já mencionadas.

 

Carretilhas ou molinete: escolha um modelo de perfil baixo com capacidade de 100m de linha multi de 40 lb e velocidade de recolhimento de 7:1 ou mais.

 Se optar pelo molinete, prefira um equipamento de tamanho 2500.

 

Linhas e Líderes: como o bicho é forte, a linha pode ser a multifilamento de 40 a 65 lb de resistência, com um líder de 45 a 70 lb.

 Não esqueça de fazer um empate de aço com no mínimo 30 lb de resistência.

 

Iscas: O trairão ataca uma grande variedade de iscas. Podem ser zaras, sticks, poppers, hélices, twitch baits, iscas de barbela (curta ou mais longa) e vibrations, com tamanho entre 8 e 14 cm.

 Vale ressaltar que a espécie é ruim de pontaria e erra demais os ataques às artificiais. Atualmente existem modelos de superfície que criam um distúrbio enorme na superfície e trabalham em linha reta, caso da Whoopler Plopper e iscas do tipo noyse como a Pompadour, que apresentam produtividade incrível nessa pescaria.

 Além delas, dois modelos se destacam quando a espécie está mais no fundo: o spinnerbait e a chatterbait. Na hora da compra, lembre-se que eles devem ser reforçados e com um anzol de bom tamanho.

 Para os dias em que o predador está mais manhoso ou quando o sol esquenta e o peixe vai para o fundo, a dica é o uso das iscas softs, que vão até onde o predador está e ainda proporcionam uma apresentação mais natural.

 Criaturas, craws, tubes, grubs, worms, shads, softs jerkbaits de 4 a 6 polegadas são os mais recomendados. Essas artificiais pode ser montadas em jig heads, no Texas Rig, Carolina Rig,entre outras montagens.

 

Use anzois EWG de 5/0 a 8/0, pesos de 10 a 21g e empate de aço flexível.

 

 

 

Fly fishing

Conjuntos: escolha varas de 9′ de número 8, 9 ou 10. As linhas devem seguir a numeração da vara.

Para formar o conjunto a carretilha, preferencialmente, large arbor deve comportar 100m de backing mais a linha de mosca, que pode ser flutuante, intermediate ou até sinking.

Os líderes de 1,5 e 2 metros podem ser confeccionados com náilon ou fluorcarbono e na ponta um cabo de aço de 30 lb (ou mais) com cerca de 20 cm.

 

Iscas: para fisgar um trairão um popper ruidoso e trabalhado de forma lenta, um slider ou gurgle é muito interessante. Porém, se você pretende fisgar um exemplar de grande porte utilize streamers grandes e volumosos atados em anzóis de números 2/0 a 4/0.

É interessante lastrear os streamers, pois dificilmente eles conseguem nadar na profundidade necessária para atrair o predador se ele estiver em um local com mais de um metro de profundidade, mesmo em situações de águas lentas. Também prefira as iscas com proteção antienrosco por causa das estruturas.

 

 Outros materiais:

– Licença de pesca

– Camisas e camisetas com tecnologia desenvolvida para pesca ou para esportes outdoors

– Calças ou bermudas apropriadas

– Boné

– Capa de chuva

– Óculos escuros

– Buff

– Calçado adequado para o tipo de pescaria

– Material reserva (vara, carretilhas ou de molinetes, linha, garateias,etc)

-Alicate de contenção, alicate de corte, alicate de bico, supercola de linha e isqueiro.

-Lanterna pequena

-Repelente. A região possui poucos mosquitos que picam e incomodam, sendo possível pesca o dia inteiro de bermuda e camiseta. Apenas no final do dia, a presença desses insetos chega a incomodar – é nesse momento que um bom repelente resolve o problema